quinta-feira, 11 de junho de 2009

Formação

Olá a todos!
20 anos depois, o Benfica sagra-se campeão de futebol, no escalão de Iniciados, juntando assim a esta época, que parece ter sido mesmo dos mais "novos", os títulos de Escolas A, Infantis A e Iniciados C, deixando ainda em aberto e com boas possibilidades a conquista dos respectivos títulos em Juvenis e Juniores.
Ao que parece, estão à vista os primeiros "frutos" da Caixa Futebol Campus, inaugurada em 2006.
Este primeiro comentário, serve como base, para aquilo que realmente me leva a criar este post, falar da "Formação" do nosso clube. Quando se fala sobre "formação" em Portugal, a 1ª imagem que nos salta à vista, é a da academia de Alcochete, dos nossos rivais, que tem sido (por muito que nos custe admitir) o principal municiador de jovens talentos do nosso campeonato. E como é possível criar novos "craques"? Bem, para esta pergunta não existe uma resposta simples ou uma fórmula mágica, mas existem boas hipóteses de surgirem alguns talentos se seguirem algumas das premissas indicadas já a seguir:
- Primeiramente, têm de existir condições a nível de infra-estruturas para poder albergar e criar um ambiente saudável e familiar aos nossos miúdos, convenhamos, não é fácil para uma criança de 12 anos (por exemplo), sair da sua terra natal, do seu círculo familiar e de amizades, para um centro de estágio com pessoas que ela nunca viu na vida. Na minha opinião, o BENFICA, investiu forte e bem, estamos na linha da frente, a nível mundial neste campo.
- Criar a "Mística Benfiquista" nos jovens, desde a chegada ao nosso centro de formação. E como se cria esta tão famosa "Mística"? É necessário incutir um pouco da nossa gloriosa história, e que melhor forma de passar a mensagem, que não testemunhos reais de referências benfiquistas? Por vezes em simples palestras... Para terem noção da responsabilidade e "peso" que é vestir aquela camisola com aquele símbolo. Afinal de contas, estão a representar o maior clube do mundo.
- Departamento de prospecção e escolas de futebol da rede BENFICA. Uma das maiores críticas que é justo fazer, do meu ponto de vista, é o número reduzido de atletas portugueses e jogadores formados no clube no actual plantel principal (Pela primeira vez na história, durante esta época, não houve um único jogador do benfica a figurar numa convocatória da selecção nacional, que penso ser algo que entristece todos os benfiquistas). Quando me refiro a prospecção, não me limito a falar só de Portugal, mas a nível mundial. Sendo o BENFICA um dos emblemas com mais clubes filiados em Portugal, penso que será lógico tirar o máximo de proveito de todas estas parcerias e investir em escolas de futebol, nos países que mais ligações têm com Portugal, por exemplo no continente africano (p.ex. Angola) ou sul americano (p.ex. Brasil), claro que é necessário existir capital para este tipo de investimentos e dar tempo ao tempo (coisa que nós benfiquistas não sabemos fazer, contra mim falo).
- Finalmente, a integração no plantel principal, o sonho de qualquer atleta. Como é possível fazer esta transição com sucesso? Se calhar existirão várias vozes discordantes, mas penso que, para esta passagem ser bem sucedida, é necessário que todos os escalões trabalhem tacticamente em uníssono (tenho indicações que já é assim que se processa), porque se fazem a formação de jogador num 4-4-2 ou num 4-5-1... E o futebol da equipa principal é baseado num 4-3-3, certamente o trajecto percorrido, terá sido em vão... Mas com isto é necessário tempo e estabilidade a nível de departamento técnico, algo que a bem da verdade, não tem acontecido, com a constante mudança de treinadores todos os anos.

2 comentários:

  1. palavras para quê !! o benfica é o maior e ca em casa todos sao benfiquistas e concordam comigo ..um beijo grd de todos andreia , alcina e alexandre||

    ResponderEliminar
  2. Resta apenas saber se algum destes jovens chegam à equipa principal ou se desaparecem por ai, em clubes de 2ª, 3ª ou ate 4ª linha....

    ResponderEliminar